segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO



Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca e das pequenas maldades ampliadas no boca a boca. É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas, por exemplo. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectá-la em pessoas pontuais. Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete. Oferecer flores é sempre elegante. É elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber o que você teve de se arrebentar para o fazer... porém, é elegante reconhecer o esforço, a amizade e as qualidades dos outros. É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos formais. É elegante retribuir carinho e solidariedade. É elegante o silêncio, diante de uma rejeição... Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. É elegante ser gentil. Atitudes gentis falam mais do que mil imagens... Abrir a porta do carro para alguém é muito elegante... Dar o lugar para alguém sentar é muito elegante... Sorrir sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma... Oferecer ajuda é muito elegante... Olhar nos olhos ao conversar é essencialmente elegante... pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la, é improdutivo. A saída é desenvolver em sí mesmo a arte de conviver, que independe de "status" social: se os amigos não merecem certa cordialidade, os desafetos é que não poderão desfrutá-la.


(Adaptação de texto extraído do Livro: "Educação enferruja por falta de uso")

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sem mágoas


Eu estou ADMIRADA pelo simples fato de eu conseguir perdoar alguém e esquecer tudo o que ele fez contra mim. É incrível, só pode ser um dom de Deus.

Quantas vezes e quantas pessoas por vários motivos, me caluniaram, me humilharam publicamente, criaram ideias totalmente distorcidas e disseram coisas horríveis contra mim, ou até mesmo me decepcionaram e hoje eu os vejo e os trato como se nunca tivesse acontecido tal coisa.
Faz parte da vida.
Quem nunca se decepcionou ou foi magoado na vida? Eu passei por cada situação e hoje eu tenho experiências ...
Eu agradeço á Deus por ser assim, por perdoar, por não guardar mágoas, por não ter feridas abertas. Muitos se admiram, e até acham estranho a minha atitude. Eu admiro e tenho certeza que se guardasse mágoas eu seria muito ferida.
Mas temos um exemplo a ser seguido... Jesus. Ele sim perdoa todos os nossos pecados e lança todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:19

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Confiança


Não seria melhor se viverssemos sem preocupações, ansiedade e estresse?
É obvio que sim. Mas isto é possível?

Eu particularmente sou cheia destas, ás vezes acho que vou explodir de
tanta preocupação que me rodeia, de tanta ansiedade diária e de tanto estresse que os outros sentem
e que se expande até a mim. Talvez eu tenha que ser um pouco mais fechada. Não me preocupar demais.

Talvez eu tenha que me preocupar por um instante, e depois livrar do mesmo. Pois, se continuar
assim, eu um dia vou explodir.
A vontade ás vezes é de gritar tão alto, de fugir pra longe para me livrar deste mal que guardo destas coisas.

A biblia diz:
"Lançai sobre ele ás vossas ansiedades, porque Ele tem cuidado de vós".

Por que nós mesmos queremos resolver algo que Deus pode resolver? Por que queremos argar as mangas
e tentar mudar as pessoas? Por que nós mesmo queremos fazer o que somente Deus pode fazer?
Ele Tem cuidado de vós e isso basta!

Minha oração:
Pai, eu lanço as minhas ansiedades e preocupações, me ajude a ser uma mulher equilibrada, que sim, se preocupe
com as pessoas, mas que não se deixe abater e nem se preocupar pelos problemas alheios. Me dê um coração
segundo a Tua vontade. Te amo!